Trabalhar maneiras que abordem a Iniciação Científica é
prioridade essencial na política da EEEP Gonzaga Mota. Importante instrumento
de aprendizagem, não só pela mobilidade do conhecimento das diferentes
disciplinas para a construção de projetos de pesquisa, mas em especial nas
possibilidades que os alunos construam o aprendizado de métodos de organização
e construção do conhecimento científico, a Iniciação Científica é um dos
caminhos principais para o embasamento de uma futura carreira para com os educandos
da instituição, constituindo base para sua formação tanto educacional, como em
relação aos procedimentos, atitudes e valores de nossa sociedade.
O
professor Francisco Cadorno Vasconcelos Teles tem empreendido, com o apoio de
todos os educadores da escola, um sistema metodológico que possibilite a
exploração e construção de conceitos científicos em projetos. Mobilização,
sensibilização, conscientização foram caminhos para que as turmas tivessem
necessidade de ter ciência das suas potencialidades. Cada uma das salas o
professor lança sementes de projetos que agucem a curiosidade do aluno. Com a
contribuição dos demais colegas que em conjunto estão ajudando a plantar, cada
um de sua forma regando ideias que seduzam os alunos a interessarem mais pela
pesquisa em si.
Os resultados obtidos demonstraram o interesse pelas
atividades evidenciadas em trabalhos diversos, como nos casos dos trabalhos:
Reciclagem do óleo de cozinha: aproveitamento na aqüicultura na XVII Ciência
Jovem (PE) e na I Feira Regional do Meio Ambiente; Rever a coleta de lixo: um
olhar histórico, e Cordel do Agora: cantando nossa caatinga na OBSMA 2013;
Hawkins me segure no I Ceará Faz Ciência; preparaçâo para projetos como o Jovem
Cientista 2013, Além disso esse método
está acelerando as atividades de processo de construção do conhecimento, não
somente dos alunos, como também do corpo docente, que abriu-se a um espaço de
liberdade para experimentar novas possibilidades para projetos de pesquisa e
aprendizado, evidenciado na I Mostra Científica-Cultura, uma amostra real da
escola em clima de pertencer de compartilhar para o crescimento de toda a comunidade educativa pela qualidade
dos trabalhos expostos. Assim, é claro abordar como a prática da iniciação
cientifica dinamiza a prática pedagógica, de forma eficaz pela promoção da
criticidade, da criatividade e da socialização e formação de pesquisadores.
Conto com todos os alunos para continuar efetuando o projeto!
ResponderExcluir