domingo, 2 de junho de 2013

Iniciação Científica na EEEP Gonzaga Mota

Trabalhar maneiras que abordem a Iniciação Científica é prioridade essencial na política da EEEP Gonzaga Mota. Importante instrumento de aprendizagem, não só pela mobilidade do conhecimento das diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa, mas em especial nas possibilidades que os alunos construam o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento científico, a Iniciação Científica é um dos caminhos principais para o embasamento de uma futura carreira para com os educandos da instituição, constituindo base para sua formação tanto educacional, como em relação aos procedimentos, atitudes e valores de nossa sociedade.
O professor Francisco Cadorno Vasconcelos Teles tem empreendido, com o apoio de todos os educadores da escola, um sistema metodológico que possibilite a exploração e construção de conceitos científicos em projetos. Mobilização, sensibilização, conscientização foram caminhos para que as turmas tivessem necessidade de ter ciência das suas potencialidades. Cada uma das salas o professor lança sementes de projetos que agucem a curiosidade do aluno. Com a contribuição dos demais colegas que em conjunto estão ajudando a plantar, cada um de sua forma regando ideias que seduzam os alunos a interessarem mais pela pesquisa em si.

Os resultados obtidos demonstraram o interesse pelas atividades evidenciadas em trabalhos diversos, como nos casos dos trabalhos: Reciclagem do óleo de cozinha: aproveitamento na aqüicultura na XVII Ciência Jovem (PE) e na I Feira Regional do Meio Ambiente; Rever a coleta de lixo: um olhar histórico, e Cordel do Agora: cantando nossa caatinga na OBSMA 2013; Hawkins me segure no I Ceará Faz Ciência; preparaçâo para projetos como o Jovem Cientista 2013,  Além disso esse método está acelerando as atividades de processo de construção do conhecimento, não somente dos alunos, como também do corpo docente, que abriu-se a um espaço de liberdade para experimentar novas possibilidades para projetos de pesquisa e aprendizado, evidenciado na I Mostra Científica-Cultura, uma amostra real da escola em clima de pertencer de compartilhar para o crescimento  de toda a comunidade educativa pela qualidade dos trabalhos expostos. Assim, é claro abordar como a prática da iniciação cientifica dinamiza a prática pedagógica, de forma eficaz pela promoção da criticidade, da criatividade e da socialização e formação de pesquisadores.

1 comentários: